quinta-feira, 1 de abril de 2010

A ORIGEM DA PÁSCOA

TEXTO BASEADO NA EITURA ÊXODO 12: 1-14 E LUCAS 22:7-23

A origem da páscoa foi uma festa para os libertados pela obediência direta a DEUS. É celebrada a primeira vez em Êxodo 12:1-14. No mês chamado abibe (março/abril). Para o povo de DEUS, páscoa significa libertação. Observe como é interessante a forma de DEUS se manifestar na vida daquele povo.
No dia dez do mês (o primeiro mês) cada casa escolhe um cordeiro, mas se a familia for pequena una-se ao vizinho.... Isto é partilha.
O cordeiro tem que ser macho, sem mácula... Isto é perfeição.
No 14º dia mate o cordeiro na parte da tarde... Isto é atitude.
Pegar o sangue e passar nas ombreiras das portas, onde o comeram. E não saia de casa até pela manhã... Isto é obediência.
Coma assado no fogo, com pães asmos e ervas amargosas a comerão. Nada crú, nem cozido... Isto é preparo.
Lombos cingidos e arrumados. Sapatos nos pés e cajado na mão... Isto é prontidão.
Tempo para a refeição, rapidamente... Isto é habilidade.
O acontecimento - todos os primogênitos morreram, exceto os que obedeceram ao Senhor.
SIGNIFICADO DA PÁSCOA: passar por cima sem ferir.
Observem que na primeira ceia houve um preparo. Em lucas 22, a palavra-chave também é "preparemos". Alí, os discipulos seriam preparados para a paixão. E Ele, Jesus, preparado para morrer. Numa quinta-feira como essa, há 2010 anos atrás JESUS se preparava para morrer. E mesmo assim, Ele cantou um hino, baseado no salmo 115 e 118 (Mt 26:30). Apartir daí, a Ceia do Senhor substituiria o banquete da páscoa. Foi estabelecido uma nova e eterna aliança. Simbolicamente Ele transformou os elementos da ceia para o ato da crucificação. O pão representava seu corpo. O vinho seu sangue.
Nada desperta mais o ser humano, do que a vontade de se alimentar. Nada cria maior intimidade e relacionamento do que comer juntos. Jesus quando queria se aproximar de alguém, Ele se convidava a comer. Como fez com Zaqueu.
Na semana que antecedeu a sua morte, três tipos de pessoas marcaram a sua vida:
  1. A MULTIDÃO - Um povo carente da graça de Deus, mas não se apropriou dela. Aclamava-o como Rei, logo em seguida o crucificaram. Multidão não tem compromisso;
  2. JUDAS - Andou 3 anos com Jesus, mas não aprendeu a amar e perdoar. Não perdoou nem a si próprio, pois enforcou-se. Jesus o perdoou, mas ele não;
  3. PEDRO - Também andou 3 anos com Jesus e também o traiu, com uma diferença, se arrependeu e chorou.

Infelizmente, não somos melhores do que eles. Pois, todos os dias o crucificamos novamente. Desprezamos o sacrificio da CRUZ. Cruz é volta de relacionamento quebrado. O homem e Deus foi reintegrado pela cruz de Jesus Cristo.

Não invalide o sangue do cordeiro na sua vida. Valorize esse sacrificio. Pois só Ele deu a sua vida em favor de todos. A morte de Cristo não foi só pelos "Evangélicos" mas por todo pecador que se arrepende e crer no sacrificio da cruz.

JESUS não foi assassinado. Ele se deixou matar, por você e por mim e por todos àqueles que creem na ressureição.

FELIZ PÁSCOA!

OBRIGADA ESPÍRITO SANTO PELA INSPIRAÇÃO DA ESCRITA.

NEVES AZEVEDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário