sexta-feira, 25 de junho de 2010

DIPLOMA, PARA QUE SERVE MESMO?

Hoje, vou escrever o que vier na minha mente...
Formatura, anel, discursos, aula da saudade, já estou acostumada, afinal é a terceira vez que recebo um diploma de graduação, ou melhor, duas graduações e uma pós-graduação, para quê? Continuo me sentindo impotente diante dos absurdos cotidiano. Tudo que eu queria era ser uma educadora consciente e amiga dos meus alunos, mas a comunidade acadêmica diz: "você precisa de um mestrado, doutorado e por ai vai as exigências. E o grande Salomão diz: "eis que tudo é vaidade, é correr atrás do vento." Ec 2:11
Quando vi meus irmãos de Palmares em Pernambuco, com seus sonhos destruidos em segundos começei a refletir, o que vale a pena? Agora mesmo, privei-me da companhia dos meus filhos, minha neta, meus amigos, para estudar para um mestrado. Fiz um projeto dentro da linha de pesquisa belíssimo, cheguei a me emocionar, só de pensar em desenvolver essa pesquisa. Passei na prova de língua estrangeira e afoguei-me pelas mãos de Alice. Eu tinha de argumentar as loucuras do Boaventura. Eram 7 a 8 referencias bibliográficas para estudar e caiu exatamente a que não deu tempo estudar. Tempo? Sim, são apresentadas em maio e no inicio de junho é a prova. Mas tudo por culpa de Bhabha, Hall e Foucault, pois achei que eles eram "os caras" e no entanto, era as mãos de Alice que iria afogar os meus sonhos de fazer um mestrado numa universidade pública. Particular? Tu és doido mano, nem pensar.
Ouvi dizer que o governo anda preocupado com 7.000 brasileiros estudando mestrado no País
vizinho. É bom mesmo se preocupar e achar uma solução para os excluidos estudarem no nosso País, que EU AMO DE PAIXÃO. Pois, quando é que vamos buscar algo fora de casa? Quando em casa não tem ou não dá pra todo mundo.

JÁ não sou tão jovem assim. Preciso correr. Por que não estudou quando era jovem? Alguém me pergunta: eu respondo.
- Porque não tive oportunidade. Agora tento, pois quero morrer velhinha estudando, lendo, me importando com as causas sociais desse país. Creio que se eu fosse Presidente, seria como Lula, me importaria com os excluidos. Viu o que ele fez? Deixou de ir para a reunião dos 20, para ajudar os irmãos nordestinos. Liberou, segundo a Globo, 500 milhões para ajudar. Sabe por que ele faz isso? Porque ele sabe o que é ser excluido. Que DEUS tome conta desse dinheiro e permita que ele (o dinheiro) seja realmente bem aplicado.

Não sei porque estou escrevendo essas coisas...
Talvez porque acabo de assistir um jogo Brasil x Portugal, no seu empate patético e 500 milhões de brasileiros satisfeitos. Afinal, o que interessa é a taça, a classificação e o empate nos permite. Ah! Observei uma coisa: é o único tempo que nos orgulhamos de usar a Bandeira Nacional como um símbolo da nacionalidade. Uma vez, eu quis abrir uma apresentação na minha igreja com o hino nacional, me chamaram de cafona. Sou mesma. Tem algumas coisas na vida, que eu nunca vou abrir mão, e uma delas, é amar o meu Brasil. Que saudade, do tempo da disciplina: O.S.P.B. onde nos ensinavam respeitar a bandeira, o brasão, o hino nacional e todos os simbolos nacionais.

Talvez porque estou revoltada de pagar um apto 15 anos e a CEF dizer que não paguei nada, pois a inflação engoliu, agora tenho que refinanciar o velho apto com prestações de 4.500,00 parece piada, mas é verdadeiro, ou paga ou iremos ao leilão. Claro, isso é só um detalhe, povo é detalhe, pois a Caixa Economica Federal é um banco social. Eu desempregada e pensionista, onde vou conseguir?

Talvez porque estou vendo os valores morais e familiares indo embora, sem que ninguém faça nada. Eu, só posso orar e é o que eu faço.

Quero dá uma noticia aos políticos que dizem que irão acabar com a pobreza. O pobre existe é para que o rico tenha oportunidade de fazer o bem, ser bom. "Quando tiver entre ti algum pobre, na terra que o Senhor te dá, não endureças teu coração, nem fecharás as tuas mãos[...] antes, abrirá a tua mão e lhe emprestarás o que lhe falta." DT 15:7-8.
..."POIS NUNCA DEIXARÁ DE HAVER POBRES NA TERRA.15:11. Sabe quem disse isso? O todo poderoso, nosso DEUS, na sua palavra. Se não quizer acreditar, não acredite, Deus não precisa da sua fé. É você que precisa.

E para findar o meu discurso sem eira e nem beira, essa frase é minha...
NÃO SE FAZ DEMOCRACIA, COM A BARRIGA VAZIA.

TE AMO MEU BRASIL, MEU MARANHÃO, MINHA PEDREIRAS... Agora dividida, como diz o poeta, alguém te dividiu em Trizidela do Vale e Pedreiras, sem se importar se estava ou não dividindo em pedaços, o coração dos pedreirenses. Mas o povo, é apenas um detalhe.
SOU POETA, SOU MULHER, SOU PROGRESSISTA.
SOU MULHER, QUE CHORA, NÃO CALA, GRITA!!!

NEVES AZEVEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário